Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Priscovero

Prisco e Vero foram dois gladiadores da Roma Antiga que lutaram entre si nos Jogos Inaugurais do Coliseu, que tiveram lugar no ano 80 d.C. Da união dos seus nomes nasceu este blogue.

Priscovero

Castelo de Paderne

transferir (2).jpg

 

O castelo de Paderne, imóvel de interesse público, cuja utilização inicial era unicamente para fins militares, é hoje em dia um dos mais importantes monumentos do seu tipo. Caracterizado pela arquitetura militar em taipa, pelas torres albarrãs e pelas portas em cotovelo irregularmente recortadas, é visto como um dos mais fulgurantes exemplos da presença islâmica no Algarve. A sua construção é tipicamente árabe, existindo apenas mais uma ou duas construções semelhantes a nível nacional.

 

Este castelo está inevitavelmente associado a toda uma estrutura militar defensiva, tendo sido conquistado aos mouros por D. Paio Peres Correia para a coroa portuguesa e, posteriormente, oferecido ao mestre da Ordem de Avis, D. Lourenço Anes.

 

Sendo um dos castelos que estão presentes na bandeira de Portugal, o castelo de Paderne tem passado por várias obras de preservação, como a reconstrução de um arco que une as muralhas a uma torre que também se tinha desmoronado, bem como o revestimento das muralhas do castelo. Pouco resta deste monumento, devido, não só ao terramoto de 1755, mas também ao abandono dessa zona por razões militares e estratégicas, o que levou à sua progressiva ruína.