Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Priscovero

Prisco e Vero foram dois gladiadores da Roma Antiga que lutaram entre si nos Jogos Inaugurais do Coliseu, que tiveram lugar no ano 80 d.C. Da união dos seus nomes nasceu este blogue.

Priscovero

Diferença entre Aristóteles e Platão

transferir.jpg

 

Aristóteles e Platão são dois grandes filósofos da história universal. Viveram na Hélade (Grécia Antiga) séculos antes de Cristo nascer. Na imagem acima temos Platão, à esquerda, a apontar para cima, como que dizendo ao seu discípulo Aristóteles, que está à direita, que o mundo verdadeiro é o mundo real, enquanto que Aristóteles aponta para baixo, anunciando ao seu mestre que o mundo aparente é o mundo real. A grande diferença entre esses dois titãs da filosofia é mesmo essa: qual será o mundo verdadeiro?

 

Platão dividiu a realidade em mundo verdadeiro e mundo aparente, sendo que o velho mestre considera que o seu mundo das ideias é o único mundo que existe, enquanto que este mundo aparente, o mundo do corpo, da terra e da morte, é falso e que carece de objetividade e essência.

 

Aristóteles, no entanto, disse que mesmo caso o mundo das ideias exista mesmo, nunca o poderemos aceder diretamente e por isso não é um mundo real. O discípulo de Platão só atribui realidade ao mundo terreno, que para si é o verdadeiro mundo. Enquanto que o seu mestre desprezava os sentidos e a terra como falsidades, para Aristóteles são a realidade efetiva e a única acessível ao conhecimento.