Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Priscovero

Prisco e Vero foram dois gladiadores da Roma Antiga que lutaram entre si nos Jogos Inaugurais do Coliseu, que tiveram lugar no ano 80 d.C. Da união dos seus nomes nasceu este blogue.

Priscovero

Pizarro de Almeida Carvalhais

transferir.jpg

 

Rodrigo Pinto Pizarro de Almeida Carvalhais, militar nascido em Vilar de Maçada (1788-1841), embarcou como tenente, em 1818, para o Brasil. No mesmo ano seguiu para o Maranhão e foi eleito para o governo provisório. De regresso a Portugal foi promovido a tenente-coronel, tendo aderido às ideias liberais.

 

Já como general, partiu para Inglaterra, como militante da fação liberal. Esteve presente no Porto para combater os revoltosos, tendo feito parte do Estado-Maior de Palmela. Regressou depois a Inglaterra, onde redigiu Observações.

 

Adverso à regência de D. Pedro, este expulsou-o do Exército, não tendo tomado parte na guerra civil. Após a vitória liberal voltou à pátria, mas foi preso. No entanto, conseguiu ser eleito senador para o Parlamento, em 1838. Em 1839, D. Maria II incumbiu-o de constituir novo governo em que sobraçou as pastas da Presidência, Guerra, Marinha e Negócios Estrangeiros.